<$BlogRSDURL$>
Links
Arquivos

Campo de anotações aleatórias que eventualmente pode criar algo útil.

quarta-feira, maio 09, 2007

Nesta última segunda-feira a NASA divulgou que o telescópio de raios X Chandra mais alguns telescópios óticos viram a maior explosão de Supernova já detectada. Contudo, a tal Supernova está a 240 milhões de anos luz de distância, portanto nenhum efeito nocivo à Terra ocorreu.

De alguma forma ainda não clara para mim, essa explosão indica que a estrala Eta Carinae, distante 7,5 mil anos luz da Terra, pode também explodir. Esta estrela na verdade são duas, foi o que provou o Prof. Augusto Damineli, quem agora nos tranqüiliza sobre o fim dos tempos que poderia ser causado por uma explosão tão próxima.

Segundo o Prof. Damineli, o raio de destruição de uma Supernova é de aproximadamente 1000 anos luz. Portanto, quanto a isso estamos salvos. Contudo, a emissão de raios X de um evento como esse, o que ocorre na direção dos pólos da estrela, é tão intensa que devasta tudo nesta direção a até 100 mil anos luz. Nesse caso estaríamos literalmente fritos! Felizmente, a direção dos pólos da Eta Carinae está desviada da linha que nos liga a ela por 40 graus.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Online Casino Reviews