<$BlogRSDURL$>
Links
Arquivos

Campo de anotações aleatórias que eventualmente pode criar algo útil.

sábado, fevereiro 04, 2006

Hoje, em mais uma das minhas conversas com o Prof. Gustavo, uma das pessoas mais competentes que já conheci, discutimos sobre burocracia X meritocracia. Contava ele que das liberdades que via nos E.U.A, onde a única coisa que uma pessoa precisava para realizar determinadas funções era apenas competência. Contava eu que aqui no Brasil a única coisa que uma pessoa precisa para fazer o análogo tupiniquim era um papel dizendo que ela estava apta. É evidente que tal discussão é um tanto restrita: eu não confio muito em médicos e jamais confiaria em alguém que simplesmente se considerasse apto a exercer a medicina.

Mas vejamos um exemplo bem conhecido. Uma garota de classe média resolve ser prostituta, precisa ela de registro para trabalhar? Resolver fazer filmes (o genêro nesse caso é evidente), precisa de registro de atriz? Resolve escrever um livro, precisa registro de escritora? Não bastasse tudo isso, agora ela resolve lançar produtos com sua marca.

Agora um exemplo praticamente desconhecido. Alguém que tenha condições intelectuais não tem o direito de entrar na universidade aos 15 ou 16, sem terminar o ensino médio. Mesmo entrando aos 17 ou 18 anos, essa pessoa não tem o direito de trocar de curso caso tenha mudado de idéia no transcorrer dos estudos. Se o infeliz tiver, digamos por um infortúnio, escolhido física quase ninguém saberá o que essa pessoa é capaz de fazer pois não existe um papel que diga isso. Se por uma completa insanidade, o indivíduo fazer bacharelado em fisica, nem mesmo aulas de física ele pode dar na rede de ensino pública pois não é licenciado.

Na verdade eu pouco me importo com o que um pedeço de papel tem a dizer. Mas as coisas funcionam assim, na base de diplomas, registros, sindicatos, conselhos reguladores, etc. Ou você está dentro, ou está fora. Nunca leve muito a sério esse negócio de competência e mérito, o que precisamos é um pedaço de papel dizendo o que podemos fazer.

Bem, mas acho que estamos evoluindo. A menina citada não precisou de qualquer papel para subir na vida.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Online Casino Reviews