<$BlogRSDURL$>
Links
Arquivos

Campo de anotações aleatórias que eventualmente pode criar algo útil.

sexta-feira, outubro 07, 2005

Eu realmente não sei dizer tecnicamente quais são os problemas com a teoria eletro-fraca. Contudo, hoje, acredito que seja uma das teorias mais bonitas da física. Definitivamente fico muito empolgado em estudar e, ainda mais, em entender quais são as necessidades e idéias envolvidas na formulção desta teoria.

Quando pela primeira vez estudei relatividade geral, as coisas pareciam um tanto nebulosas, mas sempre tive a idéia de que era uma teoria fechada e em princípio sem aproximações. Isso parecia muito bonito e empolgante: bastava assumir alguns princípios, ou pelo menos dois explicitamente ligados ao problema, e pronto! Alguns anos de muito estudo e lá está a teoria da gravitação clássica elegantemente fechada.

Pouco tempo depois do primeiro contato com uma teoria tão bem formulada, me perguntava sobre o que seria uma teoria quântica de campos. A primeira idéia que tinha era algo muito deselegante, repleto de aproximações mas que, no fim do dia, varrendo alguns infinitos para baixo do tapete, a coisa toda funcionava e esta era a grande razão para se levar as coisas a sério. Confesso que essa foi minha impressão durante quase todo o tempo em que tive alguma consciência do que tratava essa teoria.

Então, justamente hoje, percebo que estava errado em relação a esta última teoria. Em princípio, falando pelo menos da teoria eletro-fraca, esta me parece ser muito bem formulada, com idéias precisas que dão lugar a estruturas matemáticas que por sua vez inferem conseqüências físicas: tanto as já conhecidas na época (cuja descrição era procurada), quanto desconhecidas (cujas contrapartidas físicas passaram a ser procuradas). Evidentemente, na hora de fazer as contas, aparecem várias aproximações, o que por sua vez hoje não entendo como contaminante da formulação teórica.

Contudo, mesmo em relatividade geral, que em princípio parecia algo muitíssimo elegante, precisamos tomar aproximações para fazer algo não trivial. É muito curioso como os preconceitos se desfazem com um pouco de estudo. Talvez um dia, volte a ler isso e chegue à conclusão que, mesmo expressando meus preconceitos e como me livrei deles, esteja tomando um tratamento preconceituoso.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Online Casino Reviews